Teletrabalho: Dicas para melhorar a produtividade em casa

O teletrabalho é uma tendência que tem vindo a crescer nos últimos tempos. Com a progressão da pandemia, muitas empresas optaram por colocar os seus colaboradores em casa, que se viram perante um grande desafio: equilibrar o lado pessoal e profissional em casa.

Há quem veja mais benefícios no trabalho remoto, quer ao nível de concentração como de produtividade, mas há também quem sinta uma enorme dificuldade em ser produtivo.

Perante a situação atípica que todos vivemos, deixo três dicas que vão ajudar a melhorar o nível de stress e, desta forma, a potenciar a produtividade em casa:

  • Ter um espaço de trabalho

Parece simples e óbvio, mas muitas pessoas não têm a casa preparada para esta nova realidade. Mesmo que não tenhamos um escritório ou um ambiente equivalente, devemos preparar um espaço para trabalhar que nos permita estar confortáveis e concentrados durante o horário de trabalho.

  • Manter a rotina

Já todos percebemos que trabalhar em casa exige mais disciplina do que trabalhar no escritório. E para que esta nova realidade corra bem, devemos manter os hábitos e a rotina a que estamos habituados. Acordar à hora habitual, evitar estar de pijama e listar os objetivos do dia de trabalho são dicas que podem aumentar (e muito!) a produtividade do nosso dia. O nosso cérebro deve perceber que é hora de trabalho e não de descanso.

  • Fazer pausas regulares

É comum para as pessoas que trabalham em casa que acabem por perder a noção dos horários e trabalhem muito mais horas do que o normal. Devemos, por isso, fazer pausas ao longo do dia, aproveitando para beber água e para renovar a nossa energia.

Estas são apenas algumas dicas que podem ajudar a melhorar o dia-a-dia em teletrabalho e a minimizar o seu impacto na vida pessoal.

Mafalda Matos, Creative & Design Manager

Partilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter