Cinco aplicações para um estilo de vida mais sustentável

Depois de um ano em que assistimos a uma alteração (quase) total das nossas rotinas e hábitos, 2021 surge como uma oportunidade para manter o foco na mudança, de forma a tornar a nossa vida e o planeta num lugar melhor.

A verdade é que, ao longo dos últimos anos, a sustentabilidade tem sido um tema amplamente discutido nos mais variados setores. Isto deve-se, em grande parte, ao facto de a comunidade científica nos alertar constantemente para os impactos que o nosso estilo de vida atual tem para o meio ambiente. 

É, então, urgente adotar um estilo de vida mais sustentável e amigo do planeta. Neste sentido, apresento-te cinco aplicações gratuitas que te vão ajudar neste caminho da sustentabilidade.

  • Too Good to Go

Esta é uma aplicação que pretende combater o desperdício alimentar (estima-se que, hoje em dia, um terço da comida seja desperdiçada). Em Portugal, desde o final de 2019, a Too Good To Go permite comprar excedentes alimentares a preços mais reduzidos. 

Através desta aplicação podemos “salvar” comida que não foi vendida nesse dia, proveniente de estabelecimentos como restaurantes, cafés, mercearias e até super e hipermercados. 

  • Wast App

Se, tal como eu, não sabes como reciclar alguns dos produtos que tens em casa, como roupa ou aparelhos eletrónicos, esta app é para ti! Desenvolvida pela QUERCUS, esta é uma aplicação que nos ajuda a tirar dúvidas sobre a reciclagem de alguns produtos, indicando-nos qual o local mais próximo onde o poderemos depositar. 

  • BlaBlaCar

Esta é uma aplicação de carpooling, ou seja, através desta app conseguimos encontrar boleias para várias zonas de Portugal. Para isso, basta entrar e selecionar um utilizador que tenha um destino igual (ou semelhante) ao nosso.

Através desta app, conseguimos não só poupar dinheiro (os custos da viagem são divididos entre todos), como o planeta, uma vez que a quantidade de carros, de combustível e, consequentemente, de gases emitidos é menor. 

  • OLIO 

Uma aplicação de partilha de comida. Sim, isso mesmo! A OLIO permite partilhar a comida que temos a mais em casa ou, por outro lado, ir buscar algum alimento que estejamos a precisar. Tudo o que está na app é gratuito.  

  • Capture 

Esta é uma app que nos permite rastrear, reduzir e remover a nossa pegada carbónica. Isto é possível através do cálculo do impacto carbónico das nossas ações do quotidiano. Simultaneamente, a aplicação permite realizar um offset das nossas emissões, através do apoio a projetos relacionados com o ambiente (como a plantação de árvores ou conservação de florestas).

Espero que estas aplicações te ajudem a embarcar neste caminho para uma vida mais “verde”. E nunca te esqueças: o nosso contributo individual, por mais pequeno que nos possa parecer, faz sempre toda a diferença. Conto contigo?

Joana Simão, Communication Consultant

Partilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter