Anúncios de Natal 2021: a criatividade aliada à emoção

Todos os anos, a época natalícia é um momento importante para a publicidade, com a criação de trabalhos que, em alguns casos, se tornam icónicos. E 2021 não foi exceção. Juntando emoção e criatividade, há anúncios que passam também uma mensagem sobre diferentes temas.

Segundo o recente estudo “Trust in Advertising Study”, os consumidores demonstram interesse em anúncios que tenham os valores das marcas como fio condutor (43%). De facto, cada vez mais, a posição das marcas relativamente a alguns temas torna-se indissociável da perceção do consumidor sobre as mesmas, assumindo um papel fundamental. Desta forma, é também mais frequente vermos anúncios onde os valores das marcas são refletidos e, este ano, há alguns exemplos disso mesmo.

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, registaram-se, em 2020, mais de 27 mil participações de violência doméstica em Portugal. Este é o tema da campanha da Vodafone este ano, com o mote “Começar de novo”. O anúncio conta a história de uma mulher que tenta quebrar o ciclo de violência de que é alvo e que procura ajuda durante a época natalícia.

A Noruega assinala, em 2022, 50 anos da descriminalização da homossexualidade no país. Para celebrar os “50 anos de permissão para amarmos quem quisermos”, a Posten, a empresa de correios norueguesa, lançou um spot publicitário em que o Pai Natal se apaixona por um homem, numa história de amor que vive dos encontros ano após ano, sempre durante o período festivo do Natal. A campanha chama-se “When Harry Met Santa”, numa alusão à famosa comédia romântica «When Harry Met Sally» (1989), protagonizada por Billy Crystal e Meg Ryan, e que, em Portugal, recebeu o título de «Um Amor Inevitável».

E como já é apanágio a cada Natal, a Disney volta a lembrar-nos que o mais importante é estarmos juntos. Em 2020, foi lançado um anúncio chamado “Lola”, que mostrava a aproximação de Nicole à sua avó a partir das tradições natalícias. A campanha deste ano da Disney é a continuação desta história, onde Nicole já é adulta e mãe de duas crianças. Desta vez, o foco está no padrasto Mike e a sua integração numa nova família, ao som de uma música inédita de Gregory Porter e com muitas personagens conhecidas da Disney. 

Tatiana Henriques, Communication Consultant

Partilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
PT